Podcast do Pinguim: Aporte, Liberdade, e o Fator Pinguim

A independência financeira é mais do que simplesmente uma condição de riqueza pessoal; ela simboliza a sua liberdade num mundo onde o dinheiro é a condição habilitadora para obter qualquer forma de produtos ou serviços na sociedade.

Desta forma, o quanto e como você usa o dinheiro refletem bem a sua condição e saúde financeira gerais. Especificamente, a sua taxa de aporte – o quanto você consegue economizar e investir todo mês – é uma medida vital que informa o quão rápido você conseguirá atingir a condição de independência financeira. Quanto maior ela for, mais rápido você chegará até a sua liberdade completa financeira.

Assim, podemos analisar como um fator que foi apelidado por um leitor de “Fator Pinguim” representa quão rápido você poderá chegar de fato até a independência financeira, e ele possui uma ótima notícia: ele não depende de quanto dinheiro você ganha.

Veja mais sobre como o Fator Pinguim funciona nas suas finanças neste episódio.

Anteriormente eu havia comentado que há um fator matemático que garante que a IF será alcançada simplesmente com uma taxa de aporte elevada o suficiente. Leia mais neste post:

https://pinguiminvestidor.com/2020/03/29/possivel-ficar-rico-investindo-na-poupanca/


Quão importante é a taxa de aporte para você? Você acredita que é possível “acelerar” o caminho até a independência financeira baseado simplesmente no quanto consegue aportar? Escreva nos comentários.

Abraços e seguimos em frente!

Pinguim Investidor